Doutores da Alegria
A partir das intervenções, compartilha o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. O trabalho da ONG, gratuito para os hospitais, é mantido por doações e por atividades como as intervenções em empresas, cujos recursos, desde 1996, são revertidos para o fortalecimento de nossa atuação no país.
As palestras apresentam, em caráter interativo, um resumo da filosofia e dos valores do nosso trabalho. Conduzidas por besteirologistas, são formatadas de maneira a aliar informação e entretenimento com base no humor e na apresentação descontraída.
Temos quatro formatos básicos de palestras que podem ser realizadas em empresas, congressos, hospitais e eventos especiais.
Uma experiência de alegria em meio à adversidade
Conduzida por Wellington Nogueira – fundador dos Doutores da Alegria – ou Angelo Brandini – coordenador de criações artísticas, a palestra mostra o poder humanizador das relações a partir da presença inusitada do palhaço em meio à adversidade. Também traz à tona a importância da alegria como estado gerador da criatividade e da transformação de obstáculos em recursos.
Profissão palhaço
A Besteirologia é profissão do futuro. A palestra, ministrada por Thaís Ferrara – palhaça e formadora dos Doutores da Alegria – conta, com caráter interativo e a partir da experiência da ONG, o que é ser palhaço e, afinal, o que temos por trás do nariz vermelho. O que mobiliza essa figura nos ambientes? Qual a sua função no circo e como ela ultrapassou fronteiras entrando em lugares inesperados, como o hospital?
Palhestra
O encontro busca compartilhar um pouco do universo do palhaço, além de trazer à tona as várias frentes de atuação dos Doutores da Alegria que incluem, além do trabalho-mãe nos hospitais, pesquisas, publicações, palestras, espetáculos e cursos. A palhestra, ministrada por Thaís Ferrara – palhaça e formadora dos Doutores da Alegria –, também percorre campos como a urgência e a temporalidade do palhaço, trazendo para a plateia o seu olhar lúdico e transformador, e termina com o auditório se transformando em um grande ambulatório.
Boas Misturas
A palestra fala da força dos encontros e apresenta a proposta de saúde dos Doutores da Alegria por meio da trajetória de uma palhaça que encontra o hospital – Thaís Ferrara – e uma psicóloga hospitalar que encontra o palhaço – Morgana Masetti.