Durante a realização de eventos corporativos, contratar um palestrante é uma verdadeira arte, afinal, ele contribuirá trazendo informações, dinamismo e profissionalismo ao encontro.

Porém, muitas pessoas têm dúvidas sobre como, por que e quanto custa contratar um palestrante e, para saná-las, a VIP Palestras separou dicas e informações valiosas que nortearão a escolha deste profissional.

Por que contratar palestrante

Não existe apenas uma justificativa para contratar palestrante, mas várias, afinal este profissional é um dos responsáveis por abrilhantar oevento e trazer mais prestígio a ele, logo, é preciso compreender sua importância.

Um primeiro aspecto a ser considerado é que o palestrante não pode ser qualquer pessoa, afinal, palestrar não se resume apenas a pegar o microfone e falar, é preciso interagir com público, envolvê-lo e mantê-lo interessado até o fim.

Por isso, é indispensável contar com profissionais para realizar essa tarefa, do contrário a palestra terminará por causar o efeito oposto, ou seja, entediará o público e comprometerá o sucesso do evento.

Daí a importância em entender que não basta contratar qualquer palestrante, mas um profissional preparado, que domine não apenas o assunto a ser tratado, mas também questões técnicas, como entonação de voz, fluidez dos diálogos e artifícios para cativar os ouvintes.

Assim, ao contratar um bom palestrante é possível usufruir benefícios como:

  • Mais prestígio ao evento e geração de receita, pois uma boa palestra atrai um público maior, especialmente em reuniões e encontros pagos;
  • Conteúdo de qualidade, afinal, em eventos acadêmicos e empresariais é comum a presença de especialistas e pessoas com boa formação na platéia, logo, elas perceberão de imediato se o palestrante realmente tem domínio do assunto;
  • Mais entusiasmo por parte dos ouvintes em virtude da retórica e dinamismo do palestrante;
  • Boas avaliações por parte dos presentes, pois é preciso lembrar que na era das redes sociais tudo é compartilhado, comentado e tem um alcance muito mais amplo do que se possa imaginar.

Como é feita a contratação e quanto é preciso investir

Ciente da importância de contratar um bom palestrante e escolher um profissional preparado para exercer essa função, é preciso entender como esse processo é realizado e como mensurar o valor a ser investido nele:

  1. O evento e a empresa: Antes de tudo é preciso conhecer as características da companhia e do encontro a ser realizado, afinal, apenas assim será possível determinar o profissional certo para realizar a palestra;
  2. Definição do tema: Os temas a serem abordados são muito variados e devem coincidir com o objetivo do evento, perfil da empresa e do público presente. Assim, há palestras motivacionais, de filosofia, gestão, preparo profissional, superação de desafios, humor, cases de sucesso e muito mais;
  3. O profissional: O palestrante pode ser um famoso, um acadêmico conhecido em determinados círculos, um profissional proeminente em sua área, etc. Esse fator influencia não só a percepção dos convidados, mas também o cachê dos contratados.

Assim, com relação ao valor investido, é preciso entender que não há uma cifra específica referente ao que será pago ao profissional, entretanto, como os benefícios ao evento são muitos, o custo proporcional não é alto, já que ele é essencial ao sucesso da cerimônia epara atrair mais convidados.

Os melhores palestrantes para eventos

A VIP Palestras é especialista na consultoria em palestras e uma aliada para encontrar os melhores e mais renomados profissionais para abrilhantar eventos e torná-los um sucesso entre o público presente.

Por isso, antes de contratar um palestrante, o mais recomendado é entrarem contato com a VIP Palestras para receber todo suporte necessário, afinal, a Vip Palestras se dedica a entender o perfil da empresa e do evento, identificar seus objetivos, adequar o orçamento disponível e cuidar de contratos e demais burocracias.