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Andrea Iorio

Uma das maiores referências nacionais em gestão e potencialização de novos negócios no país

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Andrea Iorio é palestrante, escritor best-seller,  já foi Diretor do Tinder e CDO na L’Oréal. Aborda temas como Transformação Digital, Liderança, Vendas e Foco no Cliente.

Nascido em Gênova, na Itália, é autor do livro “6 Competências da Transformação Digital”, que alcançou o número 1 entre os mais vendidos na Amazon na área de Gestão de Pessoas.

Em paralelo atua como investidor anjo, em apps como o Zen, líder na área de meditação, e o Filmr, de edição de vídeos que ganhou como Melhor do Ano de 2019 pela Apple.

Andrea é graduado em economia pela Universidade Bocconi, em Milão (Itália), e com Mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Johns Hopkins, em Washington (EUA), e hoje é uma das maiores referências nacionais em transformação digital, liderança e potencialização de novos negócios no país.

Temas que podem ser abordados nas palestras de Andrea Iorio:

6 Competências para a Transformação Digital
“O séc. XXI exige profissionais inovadores. Se o mercado está em constante transformação, precisamos estar sempre a um passo a frente dele.”
Pensar diferente. Nessa apresentação, o palestrante desfragmenta, no primeiro momento, a necessidade, para empresas e colaboradores, de se desapegar de antigos hábitos e costumes. A partir disso, Andrea discute as competências fundamentais para profissionais e todos aqueles que querem ser protagonistas da transformação digital a partir dos seguintes pontos:

– Flexibilidade Cognitiva
– Altruísmo Digital
– Inovação com Familiaridade
– Comportamento Humano
– Pensamento Crítico
– Foco no Resultado

Os 3 Segredos do Marketing Invisível
Nessa palestra, Andrea discute sobre as tendências e estratégias que vêm revolucionando as formas de crescer seu negocio diante da era digital.
Usando referências do Tinder e outros negócios de sucesso, o palestrante revela como a plataforma chegou no topo dos aplicativos mais baixados, seguindo 3 passos que estão na base de um círculo virtuoso que ele define, de forma inovadora, de “Marketing Invisível” – bem diferente das estratégias tradicionais de crescimento e marketing. São eles:

– Retenção como Prioridade
– Catalizadores de Conteúdo
– Brand Love & Aspiração

Sofrimento: o maior agente de mudanças
Uma mão na frente e a outra atrás. Foi assim que Andrea chegou ao Brasil há 7 anos. Com um português precário e sem conhecer absolutamente ninguém, trabalhou em várias empresas onde recebeu pouquíssimo prestígio profissional, abriu dois negócios que foram a falência nos primeiros 2 anos e, no Tinder, começou colando adesivos até, pouco a pouco, se destacar e tornar diretor da marca no Brasil.

Nessa apresentação, Andrea reconta as várias derrotas da sua vida antes de chegar onde chegou e, a partir disso, fomenta a importância das perdas no desenvolvimento pessoal e profissional.

“Precisamos estar cientes de que insatisfação e insegurança geram transformações. Sem elas, a nossa evolução não acontece. Por isso, desistir não ser uma opção.”

Competências para otimizar suas vendas na Transformação Digital
A necessidade de desenvolver novas competências de vendas nunca foi tão urgente. Isso é justamente devido ao fato que no contexto do crescimento exponencial da tecnologia e da inteligência artificial, Ser vendedor nunca fui tão importante porque vendas não é um assunto técnico, mas sim um assunto de pessoas. O seja, nenhuma tecnologia irá substituir o papel do vendedor, mas sim irá requerer uma série de mudanças no mindset das equipes de vendas: a cada vez mais os soft skills serão fundamentais. Jogo de cintura, ou em termos técnicos flexibilidade cognitiva, empatia, entendimento do comportamento humano são todos fatores chave que a cada vez mais serão precisos pelos vendedores terem sucesso no cenário de transformação digital

Como se Relacionar com o Cliente no Mundo 4.0
“Nós vemos nossos clientes como convidados a uma festa, e nos somos os donos de casa”. É dessa forma que o Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon e homem mais rico do mundo, enxerga a relação da própria empresa com o cliente. E não é por um acaso que ele sempre deixa uma cadeira vazia na mesa em suas reuniões mais importantes: ela representa a pessoa mais importante da sala, o consumidor.

Mas acompanhar e priorizar o consumidor hoje em dia já não é tão fácil como antes: no cenário da transformação digital, o consumidor tem a cada vez mais poder, tem acesso completo a informação, é um criador de conteúdo e tem uma jornada de consumo que integra o online e o offline. Não é uma jornada linear, mas sim complexa e não-cartesiana: isso soa um pouco como o mundo VUCA que estamos vivendo, nao é?

Diante disso, as marcas precisam reinventar a forma de se relacionar com o consumidor.

Jogo de cintura – ou em termos técnicos, flexibilidade cognitiva -, empatia e entendimento do comportamento humano são todos fatores chaves que serão necessários para que as marcas tenham sucesso nesse cenário.
Na palestra são abordados então os 3 passos fundamentais para desenvolver o melhor forma de se relacionar com o seu consumidor, nesse mundo de transformação digital:

– Mais Conversacional e menos Transacional: Sendo que no cenário digital o foco dos negócios esta migrando a cada vez mais do produto para o cliente, é necessário gerar uma experiência de venda menos transacional e mais conversacional: ou seja, onde através da escuta ativa são incorporados os feedbacks dos clientes e de consequência a retenção e a fidelização aumentam consideravelmente.

– Vire Especialista em Comportamento Humano: A sociedade e nossos hábitos estão se transformando rapidamente devido a digitalização, e o que a cada vez mais é esperado pelo cliente é uma experiência personalizada. Através do digital, você tem a chance de coletar infinitas informações sobre seu cliente para garantir essa personalização: torne-se especialista em entender o comportamento de seus clientes.

– Faça do seu Cliente Fiel seu braço de Marketing: Na Transformação Digital, somos todos criadores de conteúdo, e de consequência no enquanto um cliente insatisfeito pode criar um buzz viral negativo, um cliente satisfeito pode querer, na medida que teve uma boa experiência de compra e de pós-venda, compartilhar a própria satisfação nos canais digitais. E sendo que segundo um estudo da Nielsen, 92% das pessoas compram baseado na recomendação de uma pessoa próxima, dessa forma você estaria fazendo dos seus clientes satisfeitos seu Braço de Marketing e crescimento, através do boca a boca digital.

Dicas de fácil aplicação para ter sucesso nesse cenário: saia da rotina, se desafie com uma nova área em vendas, estude sobre comportamento humano. E se notar que entrou numa rotina repetitiva de usar sempre as mesmas técnicas de relacionamento com o cliente, pare e desafie suas crenças.

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