Project Description

Carlos Burle

É o big rider (surfista de ondas gigantes) brasileiro com maior destaque no cenário mundial.

Baixe a Apresentação de Carlos Burle
Nascido no Recife, Pernambuco, mas radicado no Rio de Janeiro, Carlos Burle tem uma relação íntima e visceral com a água e seus movimentos. Ainda adolescente, enquanto a molecada da época sonhava em ser Pelé, ele preferia ficar no mar, foi quando descobriu que seu maior compromisso era com o surfe, um esporte que proporciona uma total comunhão com a natureza.

Hoje, Carlos Burle é um caçador de ondas gigantes, sinônimo de conquistas dentro e fora d’água para o esporte brasileiro – uma referência para todos que iniciam no surfe. Ele contribuiu para a profissionalização e a criação de novas modalidades dentro do seu esporte. Um exemplo é o tow in, onde o surfista é rebocado pro um jet ski para descer ondas enormes, ultrapassando os limites do que era possível e imaginável até seu surgimento. Além do free surf, estilo que permite ao surfista viajar em busca de ondas perfeitas sem o compromisso com competições, carreira em que ele foi o primeiro do Brasil e um dos primeiros do mundo a seguir.

Aos 47 anos, ele já conquistou os principais títulos dentro do seu esporte. Em 1998, no primeiro Campeonato Mundial de Ondas Grandes na Remada, disputado em Todos os Santos, México, sagrou-se campeão pela primeira vez.

Na Califórnia, em 2001, surfou a maior onda de sua vida, e a maior do mundo até então, com 22,6 metros, em um local conhecido como Mavericks, algo inacreditável para a época. Este feito lhe rendeu uma menção no Guinness Book of Records e o título daquela temporada no XXL, o Oscar do surfe em ondas grandes. Foi o primeiro brasileiro, com o parceiro Eraldo Gueiros, a surfar a onda oceânica de Cortes Bank, a 100 milhas da costa de San Diego.

Foi, até hoje, o único brasileiro a participar do Eddie Aikau, evento de ondas grandes que é realizado no berço da modalidade, a Baía de Waimea, na Ilha de Oahu (Havaí), e que é para atletas convidados – em sua lista principal estão apenas os 28 mais respeitados pela comunidade do big surf. Na temporada 2009/2010, sagrou-se campeão do primeiro circuito mundial de ondas grandes na remada.

E, em 2013, surfou em Portugal aquela que pode ser considerado novo recorde mundial, onda que foi avaliada por especialistas em um tamanho superior a 30 metros. Devido a estes – e outros – feitos tão importantes, Burle quebrou barreiras e paradigmas que o surfe brasileiro enfrentava.

Carlos Burle já foi capa de importantes publicações no país, como o jornal O Globo, revista Veja Rio e Go Outside, entre outras. Ele foi o primeiro surfista a participar do programa Domingão do Faustão, na Rede Globo, e também o primeiro brasileiro a figurar na capa da mais importante publicação mundial do seu esporte, a revista Surfer.

Por toda sua experiência, Burle também já colaborou com telejornais, como na ocasião em que estava no Havaí e mandou notícias sobre as tsunamis que ameaçam chegar ao local. Toda a experiência adquirida ao longo de sua carreira, dentro e fora d’água, fez com que Burle chegasse a ser contratado como palestrante no universo corporativo, falando para empresas como Braskem, Volkswagen, Vale, Net, entre outras.

Suas viagens e estilo de vida chamaram a atenção, sendo convidado para ter um programa no Canal OFF, intitulado Desejar Profundo. Do Japão à África do Sul, passando por Havaí, Califórnia, Chile, Peru, Irlanda, Taiti, ou onde quer que uma grande tempestade se anuncie, gerando grandes ondas, que iniciam novos desafios e limites a serem ultrapassados, é onde ele se planeja para estar. Sendo um dos poucos surfistas do mundo a ter pego grandes ondas nos 6 continentes do planeta Terra. Um verdadeiro ícone do esporte no país e no mundo.

“Em um meio competitivo, os que estiverem mais bem preparados estarão em melhores condições de enfrentar adversidades e consequentemente mais próximos de bons resultados. Isso quem me ensinou foi a natureza.” – Carlos Burle

Como palestrante, Carlos Burle foca vários assuntos que fizeram parte de sua vida e de sua carreira e podem ser aplicados ao mundo corporativo. Sonho, preparação, autoconhecimento, gerenciamento de risco e estratégia, são os 5 pilares de sua palestra. O bi-campeão mundial de ondas gigantes, explora de forma motivadora o trabalho em equipe, e conta como precisou inovar para driblar a concorrência do mercado. Excelência é a palavra -chave explorada nas palestras que o atleta faz para grandes empresas do mercado mundial.

Sonhos
Do desejo de criança em Recife, de viver com qualidade de vida através do esporte, aos dias de hoje, onde apresenta essa trajetória em seu programa de TV, Burle fala da superação dos diversos obstáculos – dentro e fora d’água – para conquistar seus objetivos.

Preparação
A parte física e emocional são os principais pilares para enfrentar um dos maiores fenômenos naturais do planeta: as ondas gigantes. Burle desenvolveu seus próprios métodos com base no autoconhecimento e relacionamento com os principais profissionais do Brasil e do mundo.

Vida
Já se passaram mais de 25 anos desde que comecei a rodar o mundo e conviver com várias culturas, pessoas e hábitos diferentes. De certa forma isso moldou minha personalidade e me fez entender que toda e qualquer mudança começa em nós mesmos e que nunca é tarde para tentar.

Riscos
Gerenciar e classificar riscos passou a ser parte fundamental em sua vida, já que dentro d’água deve tomar decisões em frações de segundos nas maiores ondas do mundo. Fora d’água, além de estar pronto 365 dias por ano, precisa coordenar logísticas complexas para chegar ao lugar certo, na hora certa.

Estratégia
Dez anos atrás Burle focou na geração de conteúdo, a demanda da atualidade. Helicópteros, embarcações, imagens em HD, assessoria de imprensa e muita tecnologia seriam os elos que unidos garantiriam visibilidade global aos seus feitos.

TEMAS ABORDADOS
O depoimento do atleta transcorre segundo os temas abaixo roteirizados, porém pode ser dispensado uma atenção especial para algum tema específico do interesse do contratante.

  • AUTOCONHECIMENTO
  • GERENCIAMENTO DE RISCOS
  • DESAFIOS
  • LIDERANÇA
  • CAPACITAÇÃO
  • INOVAÇÃO
  • COMPETITIVIDADE
  • DETERMINAÇÃO
  • ESTRATÉGIA
  • TRABALHO EM EQUIPE
  • MERCADO COMPETITIVO
  • SUPERAÇÃO
  • FOCO
  • DISCIPLINA
  • PREPARAÇÃO
Solicite um Orçamento

VIP Consultoria em Palestras

A VIP Consultoria em Palestras é uma consultoria especializada em oferecer o melhor serviço de contratação de palestrantes para seu evento. Nos envolvemos em todo o processo, para que a contratação de palestrantes seja a parte mais fácil do seu evento!

Fique por dentro de nossas novidades

Nome

Email