Cesar Romão possui formação em Direito, com pós-graduação em Administração, MBA em Marketing e mestrado em Psicologia Organizacional. Possui Cursos de Extensão pela Universidade da Califórnia e pela Universidade de Richmond – EUA, além de ser Doutor Honoris Causa de Iberoamérica, DHC.
Eleito pelos principais veículos de comunicação do país como um dos escritores mais lidos do Brasil. Foi motivador da Força de Paz da ONU integrada pelos soldados do Exército Brasileiro.
Especialista em Gestão de Pessoas através de sua consagrada metodologia nas áreas de: Motivação, Estratégia, Marketing, Liderança, Educação, Vendas, Carreira e Empreendedorismo.
Jornalista profissional, possui uma visão econômica, social e política capaz mensurar panoramas dentro destas áreas de maneira a contribuir para decisões de expansão empresarial e sugerir ao público tendências de mercado, ações retratadas em suas matérias e artigos sobre consultoria empresarial e organizacional, publicadas em diversos veículos jornalísticos do país.
Criador e executor do Projeto Fábrica de Gente, que, ao longo de 19 anos de existência, reintegrou à sociedade centenas de meninos de rua, através do trabalho e profissionalização especializada. Um projeto reconhecido internacionalmente, tendo recebido diversas menções e congratulações no Brasil e exterior e também na área de recursos humanos.
Este Conferencista vai mudar a vida de seu público e transformar sua Empresa numa Organização socialmente Humanizada e Lucrativa.
Realizador de palestras dirigidas à reformulação de negócios e empresas, assim como integração e desenvolvimento de funcionários no processo de mudanças e crescimento do mercado atual, visando metas de lucratividade. Seu processo de desenvolvimento organizacional prepara empresas e pessoas para vencerem e permanecerem vencedoras. Com visão de um líder espiritual num mundo empresarial, em suas palestras ele transforma grãos em pérolas.
Sugestões de temas para palestras:
A Empresa socialmente humanizada torna-se lucrativa
Ressaltando o modelo Japonês de atuação, pode-se notar que existe um envolvimento que se estende além dos portões das organizações com seus colaboradores, um envolvimento levado até suas residências e que os acompanha em todos os lugares onde vão. Não existe desenvolvimento e progresso somente dentro de qualquer empresa, eles têm que se estender até os limites os quais o compromisso de produtos e serviços podem alcançar. A socialização interna e externa de uma empresa, coloca um efeito sentimental e humanizado em cada partícula de sua permanência e vivência no mercado, resultando em lucros que vão muito além dos números e podem proporcionar resultados que vão também muito além das colunas dos balanços.
A Família e a Empresa
Uma organização não deve afastar seus colaboradores da família desnivelando a balança do convívio construtivo e responsável pelo equilíbrio de uma sociedade. Encontrar meios de fazer a empresa cada vez mais viva e compreendida dentro do relacionamento familiar de seus colaboradores afastando o conceito de organização tirana que separa pessoas em nome dos negócios, é uma missão socialmente humanizada e manifesta a real valorização dos recursos humanos que compreendem seu quadro de colaboradores. Empresa e família são parceiros na busca de melhores resultados neste mercado tão repleto de tecnologia e constantes mudanças, parceiros que podem criar a verdadeira diferença.
A Mulher realizadora no Mercado Corporativo
Palestra dirigida para o público feminino que atua no mercado corporativo promovendo mudanças e gerando resultados. A palestra tem como objetivo motivar o público feminino enaltecendo suas características de Liderança, Relacionamento Interpessoal e Gestão, através de conceitos com visão de tendências futuras. A força intuitiva da Mulher pode e deve ser aplicada nos contextos de existência e no mercado de trabalho, através dela as tomadas de decisões podem surgir com um novo foco de atuação, causando relevantes mudanças promissoras. Itens abordados nesta apresentação: – comparativo entre mercado passado e mercado futuro – características femininas para obter resultados – desenvolvimento de atitudes vencedores – capacidade feminina para liderar e motivar – metodologia para criar uma mulher proativa – tendências de comportamento corporativo feminino – equilíbrio entre o lar e o trabalho.
Alegria, felicidade e dedicação também dão lucro
Medir o lucro de uma empresa pelos números do balanço, na economia atual, não significa estar em vantagem, afinal é fácil administrar com saldos positivos, em meio a tantas mudanças e incertezas. A alegria, a felicidade e dedicação têm de ser incluídas no capital social da organização. Em tempos de tempestade e indecisão, são esses componentes que vão substituir o saldo de dinheiro e trazer o lucro de volta, e em tempos de saldo positivo, são eles que mantêm ou aumentam este saldo. Uma empresa de veículos no Japão, não tinha mais vendas e seus veículos estavam todos empilhados em pátios e a empresa prestes a fechar. Todos os colaboradores eram dedicados, sentiam-se felizes e alegres por trabalharem nessa empresa e não aceitavam o fato. Reuniram-se e decidiram que todos iriam deixar seus postos e transformarem-se em vendedores de veículos porta a porta. Assim ocorreu, e em poucos meses os pátios estavam vazios e a empresa retomava o seu mercado.
Como administrar riscos e ser bem-sucedido
Em meio às grandes mudanças econômicas do país, são muitos os fatos novos decorrentes de situações emergentes, que reivindicam do empresário ou executivo, medidas rápidas e decisivas, às quais têm por objetivo nivelar e colocar em posição superior os objetivos da organização. Administrar os riscos, vencê-los e fazer deles uma lição útil ao desenvolvimento da empresa, é a prioridade do líder e seus liderados.
Construindo um líder
A liderança, vista como processo, associa-se à criação de uma visão de futuro. Muitas organizações ainda confundem um executivo de alto nível com um líder. O verdadeiro líder cria estratégias, determina a direção na qual a empresa deve avançar e consegue fazer com que seus subordinados o sigam, por estarem convencidos da autenticidade de suas idéias. Cada vez mais, a liderança nas empresas não é exercida por uma única pessoa, ela deve vir de muitas pessoas. Tudo está indo rápido demais para que somente uma pessoa possa liderar.
Desenvolvendo Equipes Integradas e Comprometidas
A individualidade faz parte de um gerenciamento sem espaço na visão das novas organizações, morrendo definitivamente a autoridade imposta e fazendo também prevalecer a autoridade conquistada. Na administração atual, as realizações para terem o poder de transformação têm de envolver todos os comprometidos no negócio, tornando-os parte integrante do todo. Afinal, uma só flecha se quebra com facilidade, porém um feixe de flechas exige muito mais esforço para ser quebrado e resiste muito mais às forças a ele impostas para mudar seu estado físico e de atuação. Vitórias individuais, são mudanças passageiras que não se integram permanentemente ao processo de crescimento e desenvolvimento das organizações.
Criando metas e visões de desenvolvimento
De nada adianta ter uma bússola em sua mochila de peregrinação no mercado, se você não souber identificar nesse instrumento sua localização atual. Naturalmente você não chegará a lugar nenhum. A criação e execução de metas e visões de desenvolvimento, é o cantil de água no deserto organizacional da sobrevivência econômica e financeira da instituição.
Estratégias de vendas, conquistando e mantendo clientes
Em outros tempos dizia-se que ser vendedor era vocação, mas nos dias de hoje, ser um vendedor apenas tendo vocação é impossível. A arte de vender sofreu muitas mudanças, vem acompanhando o desenvolvimento dos mercados e como eles, exigindo muito mais habilidades, treinamento e aprendizado. Não basta saber vender. Um relacionamento comercial não mais termina quando o produto é comprado, apenas começa. Criar estratégias de vendas personalizadas, conquistar o cliente e mantê-lo, faz do novo vendedor um agente de intercâmbio nesta economia de colocar os produtos em consumo. Esta palestra prepara sua equipe para praticar a arte milenar de vender, com preceitos destes novos tempos de expansão das pessoas e produtos, neste universo de atuação cada vez mais competitivo, tornando-a muito mais criativa, unida, participativa e dinâmica, trazendo resultados positivos aos envolvidos.
Intelecto é o capital do futuro
Os valores contábeis e imobilizados das organizações, não representam mais sua posição no mercado ou necessariamente o valor real de seu Capital, assim como não oferecem muitas indicações sobre a competitividade atual ou a possibilidade de lucros futuros de uma organização. As empresas não podem mais serem avaliadas por sua capacidade de expandir seu território de atuação material ou contábil. O processo que avalia as novas organizações tem como medidores: agilidade; criatividade; conhecimento intensivo; aplicação da informação; compromisso social e investimento no Capital Intelectual, com fator que irá escrever o futuro no mundo corporativo. Colocar em destaque o real valor de uma organização, descobrindo seus valores internos será o propulsor das empresas que desejam atuar na esfera deste novo mercado mundial.
Marketing de Relacionamento como diferencial competitivo
Num universo de negócios onde os produtos estão similares em qualidade, preço e avanço tecnológico, toda organização deve criar um diferencial na maneira de ofertar este produto. O Marketing de Relacionamento tem se mostrado a mais eficiente ferramenta para aumentar vendas e conquistar mercado. Sua aplicação pode criar uma comunidade em torno da marca, o que fortalece a relação cliente x empresa, fortalecendo a teoria de que o ambiente define o produto, com garantia de lucro.
Motivar para Educar
Educadores estão diante de um novo panorama relacionado ao ensino, um panorama com informações, comportamentos e alunos que exigem uma nova Gestão Educacional. Os desafios estão presentes a todos os momentos, novas atuações e praticas de ensino modernizadas são necessárias para colocar os educadores a frente do ensino e os alunos diante de um novo modelo de aprendizado.
Para realização desta nova Gestão Educacional é fundamental que Educadores desenvolvam processos motivacionais para implementarem este novo modelo de maneira a contagiar os alunos que recebem estas informações.
Esta palestra é direcionada à todos os profissionais da Educação que atuam em Escolas Públicas; Particulares; Universidades e Centros de Ensino.
O seu futuro depende de você
Tudo que uma organização ou pessoa é no momento, simplesmente acontece devido a fatos anteriores, que tiveram como resultado o estágio que atuam. Naturalmente, ninguém entra em problemas de administração da noite para o dia. São muitos os fatores que ao longo de um planejamento são desprezados, como se nunca houvesse a chance de que eles aconteçam à determinada pessoa ou organização. Preparar o futuro, depende daquilo que fazemos hoje, pois o futuro tem como alicerce o presente.
Os caminhos da espiritualidade
Em todas atividades de existência levamos em nossos corações uma crença que alimenta nossa ligação com o universo e nos coloca numa posição privilegiada dentro do ciclo da criação. Dentro de condições corporativas e organizacionais nem sempre se pode notar a influencia de tamanho potencial dentro das pessoas, um potencial capaz de aperfeiçoar relacionamentos, amenizar conflitos criando e expandindo soluções com criatividade e resultados positivos. A inteligência espiritual é um instrumento fundamental em todos os processos de implemento de talentos nas empresas para tornarem-se competitivas neste atual mercado. Descobrir os efeitos que a espiritualidade pode causar trazendo benefícios as pessoas e as organizações quando tratado com toda atenção que um assunto de tamanha importância merece, pode fazer da estrutura de procedimentos corporativos elementos ativos e predominantes de excelência em qualidade expandida e reforçar o compromisso de tornar pessoas cada vez mais pessoas.
Qualidade de vida, uma aliada dos vencedores
Pesquisas apontam que a idade média do brasileiro está focada em 75 anos, porém ao longo da vida as pessoas se deixam vitimar por processos que causam danos a sua expectativa de existência, colocando-as num estado de abandono pessoal, moral, profissional e social. Toda maneira de viver somente se torna existência quando surge a valorização de sua fonte de força, através do reconhecimento e da execução de atitudes que coloquem em funcionamento a técnica da Qualidade de Vida. Centrar sua energia em suas reais tendências e aptidões gerando fatores que lhe permitam superar as barreiras do universo pessoal e empresarial, resultando numa performance de revigoração, significa que você ou sua empresa, estão atuando com Qualidade de Vida. Este é o único processo de atuação profissional e empresarial que concede benefício a todos os envolvidos e tem o poder de prolongar o tempo das pessoas e organizações gerando atitudes criativas, produtivas, lucrativas e vencedoras.
Trabalhar com prazer, conduz à eficiência
Ao se fazer uma análise dos colaboradores de uma organização, pode-se notar facilmente que grande parte deles esta ali apenas trabalhando e cumprindo suas obrigações, devido à necessidade de sobrevivência. Descobrir as reais aptidões de colaboradores e recolocá-los em funções especificamente ligadas às suas verdadeiras capacidades de atuação, torna cada pessoa muito mais eficiente e comprometida com o aprendizado constante, resultando num prazer cooperativista, o qual trará aos resultados de desenvolvimento e atuação da organização no mercado, uma mudança radical próspera, permanente e lucrativa.
Vencendo Mudanças com novas Perspectivas
Neste universo de constantes Mudanças os desafios se fazem cada vez mais presentes. Desafios que nos colocam diante de nossas competências e talentos em direção aos resultados necessários para dar continuidade ao crescimento das organizações. Estas Mudanças requerem sempre uma maximinização das possibilidades de cada pessoa, onde a reação necessita de muita rapidez, que somente pode ser conseguida através de inovadoras estratégias, criadas a partir de experiências e empenho na busca de novas diretrizes que possam despertar no mercado possibilidades de modernas tendências.
Viver é a Arte de Realizar Sonhos
Nos dias atuais, as pessoas vivem da seguinte maneira: administram seus problemas, afogam-se em suas frustrações e engavetam seus sonhos. É fundamental que as pessoas e empresas não construam em seu percurso cemitérios de sonhos, mas sim um campo de sonhos realizados. Como sonhar e realizar esses sonhos, no campo pessoal e empresarial, exige muito mais que simples desejo, exige empenho, dedicação e determinação.
Projetos personalizados
Mediante apresentação do case da organização e dos focos que se pretende dirigir ao público-alvo, será desenvolvido um tema com abordagem específica e conteúdo direcionado aos tópicos pretendidos.