Marcos Bedendo
Marcos Bedendo é professor, consultor e palestrante especialista em gestão de marcas, comportamento do consumidor e processos de inovação
Marcos Bedendo é professor, consultor e palestrante. É professor de pós graduação nas mais renomadas escolas de negócios do país, como ESPM-SP, FIA e EAESP-FGV. Ministra também cursos livres na Casa do Saber, na ESPM-SP e na Amcham, onde atua como presidente do comitê de Marketing.
Formado pela ESPM-SP, com mestrado pela EAESP-FGV, e doutorando pela FEA-USP, é um dos especialistas mais requisitados pela imprensa para comentar eventos que envolvem o marketing e o branding, tendo participação em reportagens em todos os veículos de negócios do Brasil. Atualmente tem colunas na Exame.com e no Meio e Mensagem.
É sócio consultor da Brandwagon Consultoria de Branding, Pesquisa e Inovação, que realiza projetos de gestão de marcas, pesquisas de mercado e processos de inovação para clientes de diversos segmentos, como Bacardi, Somos Educação, Johnson & Johnson, ItaúBBA, Delta Airlines e Grupo Ultra.
Foi executivo de marketing em grandes empresas como Parmalat, Unilever, Whirlpool e Bauducco, nas quais lançou mais de uma centena de produtos e desenvolveu campanhas nacionais e globais. É autor do livro “Branding para empreendedores” pela Mbooks e tem projetos editoriais em andamento com a Editora Saraiva com lançamento previsto para 2019.
É um requisitado palestrante em empresas nacionais e multinacionais, abordando temas como a influência da marca para os negócios, o comportamento do consumidor contemporâneo e a importância da inovação tecnológica e cultural para o fortalecimento de marcas e negócios.
Alguns dos temas abordados na palestra de Marcos Bedendo
INOVAÇÃO
– A inovação é um hábito: incluindo a inovação no cotidiano empresarial
Qualquer área ou nível da organização pode ser inovadora, e se aproveitar da inovação para melhorar produtos, processos e relacionamentos. Aprenda a usar o poder da inovação para transformar a organização
– A era do Open Innovation
As áreas de inovação fechada em grandes centros de P&D está no fim. Uma organização contemporânea deve ser capaz de captar o poder da inovação que está fora da empresa e se apropriar dele para construir produtos e serviços melhores e com menos recursos. O Open Innovation é a maneira de fazer isso acontecer.
– Crowdsourcing: usando o poder da massa para a inovação empresarial
Há problemas tão complexos que apenas uma grande quantidade de pessoas pensando juntas consegue resolver. Como empresas de todos os tipos tem se aproveitado do poder das massas para construir inovações de sucesso.
– A inovação na cultura empresarial
Inovar é mais do que um processo. Inovar é ter a inovação fazendo parte da cultura empresarial. Como criar ambientes em que a inovação possa fluir, e os colaboradores sejam cada vez mais envolvidos com a inovação, até que ela se torne parte da cultura empresarial.
– A inovação que funciona
Mais do que apenas criatividade, inovação deve ter um proposito claro para que ela possa funcionar. É preciso que essas definições aconteçam para que o resultado da inovação apareça e dê resultados. Aprenda a fazer uma inovação que funciona.
– Os diferentes tipos de inovação: qual é a melhor para o seu negócio?
Inovação não é apenas desenvolver produtos mais avançados tecnologicamente. Existem diversos tipos de inovação, como inovação reversa, ou inovação frugal, que podem ser mais ou menos adequadas para o seu negócio ou empresa. Descubra os diferentes tipos de inovação e qual o ideal para você.
GESTÃO DE MARCAS/BRANDING
– O Branding fácil e descomplicado
O nome “branding” costuma ter uma mística que não condiz com suas práticas. Aprenda o que é o branding e como ele pode ser usado no cotidiano das empresas para melhorar o alinhamento interno, intensificar os diferenciais da empresa e aumentar o seu valor no ambiente competitivo.
– Medindo e gerenciando o valor da marca
A partir dos anos 90 as marcas passaram a ser o principal ativo empresarial. Mas muitas empresas ainda não entendem por completo como e porque as marcas tem tanto valor. Aprenda a gerenciar suas marcas para criar valor para seus produtos, seus serviços e sua empresa.
– O surgimento e queda da “marca-produto”
Da revolução industrial até o sec. XXI, as marcas-produto nasceram, se desenvolveram e se mantiveram soberanas. Mas hoje elas já não são suficientes. Entenda mais dessa história e saiba como preparar a sua marca para sobreviver no novo capitalismo.
– A marca pós-moderna
Mais do que um elemento que pode identificar e diferenciar um produto do outro, as marcas no contexto pós-moderno podem atuar como elementos autônomos de comunicação, representado ideais e valores que vão muito além da função dos seus produtos. Entenda as funções da marca pós-moderna e como ela pode impactar seus negócios.
– Branding para Empreendedores e PMEs
Qualquer negócio tem uma marca. A diferença é se esta marca é ou não gerenciada. Aprenda a gerenciar o branding de pequenas e médias empresas com técnicas simples e efetivas, que deixam o branding ao alcance de todas as empresas.
– Social Branding
As marcas no Século XXI são mais definidas pelos grupos sociais em que participam do que pelos produtos que vendem. Entender essa lógica é entender como criar marcas no século XXI. A palestra aborda a construção social das marcas, e como empresas de todos os segmentos e portes podem se aproveitar dessa lógica para melhorar seus negócios.
CONTEXTO CONTEMPORÂNEO DE CONSUMO
– As novas faces do consumidor contemporâneo
Hiper-conectado, esclarecido, exigente. O novo consumidor nega o papel de “fantoche” que a ele foi atribuído nas fases anteriores do consumo para tomar as rédeas da nova economia e virar o mercado de ponta cabeça. Entenda o que isso significa para os seus produtos, serviços e negócios.
– O comportamento de consumo contemporâneo
Quais as diferenças entre as necessidades, os desejos, e as relações de consumo do mundo moderno para o mundo pós-moderno? Como as alterações das perspectivas dualistas alteraram a maneira como são fabricados e consumidos produtos e símbolos? Esse encontro irá debater quais as características definitivas do consumo contemporâneo.
– Moral e Desejo no comportamento de consumo
Duas forças que se disputam intensamente: devo-me render à indulgência e me deixar seduzir pelas mercadorias, ou me sujeito à moral e restrinjo meus desejos? Entenda como funciona este mecanismo no mercado contemporâneo de consumo, e como as grandes empresas e marcas o utilizam para aumentar seu valor percebido ao consumidor.
– Questões do Consumo: Marcas, Consumidor e Sociedade
O encontro tem como objetivo promover uma reflexão sobre as influências do consumo na sociedade atual, nas relações e na própria personalidade das pessoas. Através de recortes de pensamentos de sociólogos, filósofos e especialistas em consumo, o encontro irá discutir a maneira como a sociedade do consumo foi sendo construída, e os papéis que o consumo e as marcas foram adquirindo no dia a dia.
GESTÃO DE MARKETING
– Gestão de Marketing
Conheça as técnicas mais contemporâneas de gestão de marketing, onde a empresa deve dividir as decisões com seus consumidores, incluindo-os num processo de cocriação de seus produtos, serviços, comunicação e comercialização. Do Marketing 3.0 à era do consumidor, o essencial para fazer marketing no sec. XXI.
– Marketing de Serviços
Intangível, inseparável, variável e perecível. Os serviços demandam uma atenção diferente dos gestores de marketing, em especial na gestão dos relacionamentos com os clientes, e também nas pessoas e processos que fazem parte da entrega de um serviço. Conheça o essencial do marketing de serviço nesse encontro.