Project Description

Maria Augusta Orofino

Empresária, palestrante, consultora organizacional e facilitadora de workshops e treinamentos empresariais nas áreas de Inovação, Modelos de Negócios, Design Thinking e Organizações Exponenciais

Baixe a Apresentação de Maria Augusta Orofino
Empresária, palestrante , consultora organizacional e facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior nas áreas de Inovação, Modelos de Negócios, Design Thinking e Organizações Exponenciais, tendo capacitado mais de 10 mil pessoas nos últimos 7 anos. Professora da ESPM, FGV, HSM e SENAC.

Mestre em Gestão do Conhecimento com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley – USA e Universidade de Barcelona – Espanha. Foi coordenadora do programa INOVA-SC entre 2011 e 2013, responsável pela implantação de 13 polos de inovação em Santa Catarina.

Co-fouder da Startup Beefind, uma plataforma que conecta as áreas de recursos humanos com consultores organizacionais e profissionais de educação corporativa. É co-autora do livro Business Model You e Ferramentas Visuais para Estrategistas.

Alguns formatos de palestras e workshop de Maria Augusta Orofino

Liderança Ambidestra – O Líder Inovador
Organizações precisavam equilibrar a eficiência para atender às necessidades atuais das empresas (do termo em inglês – exploitation) e serem suficientemente adaptáveis ​​para atender às futuras necessidades (em inglês – exploration).
Por um lado, a exploração a partir do termo exploitation exige do líder um foco no refinamento e melhoria de sistemas, processos e produtos existentes, enquanto que a exploração (exploration) envolve uma vontade de busca, experiência e riscos na inovação.

O principal desafio da liderança ambidestra consiste no fato de que nas duas situações são exigidos comportamentos muito diferentes. Na situação de “exploitation”, o líder deve reduzir a variância, cumprir regras e metas, maximizar a produtividade, evitar riscos e obter resultados. Na situação de exploração (exploration) , o líder deve ampliar a variância, experimentar novas situações, inovar, gerenciar as possibilidades de fracasso, criar alternativas de valor e assumir riscos.

Este workshop promoverá a vivência dessas duas situações. A primeira em sala de treinamento in door, trazendo conteúdos, promovendo debates e exercícios práticos e a segunda, uma atividade lúdica, realizada na rua, vivenciando a arte na prática por meio de grafites, orientado por profissionais habilitados para isso.

Cultura organizacional na era 4.0
A transformação digital vem alterando significativamente a forma de fazer negócios e as empresas precisam de líderes que atuem de forma exponencial e ambidestra, que saibam equilibrar a inovação com a execução do dia a dia.

Este workshop visa alinhar a organização a partir da identificação de comportamentos e atitudes necessárias para atender aos quesitos da inovação. Provoca a reflexão de como líderes podem ter uma postura ambidestra, perseguindo metas audaciosas para aumentar o ROI da empresa e, ao mesmo tempo, reinventá-la significativamente. Enfatizamos a capacidade da organização em compreender, por meio de seus líderes, esses dois quadrantes e mudar o comportamento para atender o novo imperativo da gestão inovadora.

Liderança Exponencial
Organizações Exponenciais utilizam novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias e obtém resultados desproporcionalmente grandes – pelo menos dez vezes maior – comparado aos seus pares.

É neste contexto que surge a necessidade de preparar profissionais para atuar em ambientes ambíguos e complexos, que entendem a diversidade e a necessidade de conectar diferentes gerações de colaboradores em busca de um propósito transformador massivo e comprometidos com a sustentabilidade econômica, social e econômica.

Design Thinking
Este workshop baseia-se em três pilares: empatia, colaboração e experimentação.
– Empatia é sobre se conectar com as pessoas em um nível profundo, entendendo as suas necessidades e barreiras e promovendo os seus desejos.
– Colaboração é a reunião do ponto de vista de pessoas de diversas áreas dentro da organização, de especialistas e até mesmo dos clientes para alcançar uma solução que atenda às necessidades do desafio.
– Experimentação traz o elemento de tentativa e erro, de exploração de alternativas de uma maneira que cada passo em frente seja compartilhado, compreendido e testado, minimizando riscos.

Ao aplicar uma abordagem centrada no pensamento do design, as organizações poderão conceber soluções radicalmente inovadoras a partir da compreensão dos seus clientes, usuários e parceiros estratégicos, expandindo o seu modo de pensar e agir, criando soluções compatíveis às necessidades das pessoas.

Modelos de Negócios em Organizações Exponenciais
Em uma economia baseada no conhecimento, onde a proposta de valor ganha cada vez mais importância para a competitividade das organizações, torna-se fundamental a adoção de uma nova lógica no desenvolvimento de novos modelos de negócios visando à inovação.

Este workshop visa apresentar ferramentas que contribuam para a mudança do modelo mental e de forma colaborativa com outras pessoas, ajudar a encontrar o caminho da inovação. Pretende ainda auxiliar os participantes a desenvolver um Modelo de Negócios que funcione, seja sustentável e esteja totalmente alinhado com os interesses de seus clientes, através da utilização das mais efetivas ferramentas de inovação: o conceito de Organização Exponencial, Value Proposition Design e Canvas do Modelo de Negócio.

Inovação Aberta
É a forma como as organizações usam tanto as ideias internas como as externas para promover mudanças e estimular a inovação de processos, produtos ou serviços. Esse conceito vem ampliando a sua aplicação, principalmente com o surgimento de startups e novos modelos de negócios.

Lideres precisam conhecer as diferentes formas de relacionamentos com entidades externas à organização, e como isso pode promover as mudanças desejadas. Este workshop apresenta os principais tipos, modelos e programas de relacionamento entre organizações e startups bem como as empresas podem buscar suporte externo como forma de prover a inovação.

Design de Futuro
O Design de Futuro é uma área do design que vai além da resolução problemas tal como eles se apresentam. Ele busca provocar discussões, abrir possibilidades e materializar visões múltiplas de futuro, sejam elas utópicas ou distópicas.

Neste workshop os participantes serão introduzidos aos desafios globais e discutirão como o design pode ser um métodos para projetar novas possibilidades de navegar no novo mundo. Eles terão acesso à métodos de exploração do futuro por meio de vivências individuais e em grupo e realizarão um projeto para materializar ideias geradas ao longo do curso.

Solicite um Orçamento

VIP Consultoria em Palestras

A VIP Consultoria em Palestras é uma consultoria especializada em oferecer o melhor serviço de contratação de palestrantes para seu evento. Nos envolvemos em todo o processo, para que a contratação de palestrantes seja a parte mais fácil do seu evento!

Fique por dentro de nossas novidades

    Nome

    Email