Project Description

Sabina Deweik

Pioneira em Cool Hunting no Brasil, caçadora de tendências há 20 anos, futurista e pesquisadora de comportamento, palestrante e coach ontológica

Sabina tem formação em jornalismo pela PUC-SP, mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestrado em Comunicação de Moda pela Domus Academy, de Milão.

É também coach ontológica certificada pela Newfield Network do Chile, membro da ICF, International Coach Federation, atuando em processos de desenvolvimento humano.

Ampliando ainda essa área, fez formação de desenvolvimento de líderes facilitadores pelo programa Germinar, da associação Comviver, aprofundando temas como o papel do facilitador, processos de mudanças organizacional e biografia do ser humano com base na antroposofia.

Implementou o primeiro curso de cool hunting no Brasil em 2005, no IED, Istituto Europeu de Design, e mais tarde atou como coordenadora e docente do curso de cool-hunting da Escola São Paulo, primeira escola de economia criativa no Brasil.

Hoje ministra dois cursos on-line pela Escola São Paulo: Cool Hunting Como Ferramenta de Inovação e Novos Paradigmas do Futuro e Tendências Emergentes.

Ainda na área de educação ministrou aulas na FAAP, no Instituto Mauá de Tecnologia e atualmente colabora com a Sala de Cultura, Aberje, Fundação Dom Cabral, O Futuro das Coisas, Amcham, Set Up Conference e ESPM.

À frente da própria empresa desde 2014, continua atuando como futurista, abrindo perspectivas de cenários de futuros, mapeamento tendências e comportamentos para vários clientes. Participa de inúmeras palestras e capacitações pelo Brasil levando o conteúdo de inovação e futuro para marcas, organizações, instituições e empreendedores.

Ser palestrante é uma de minhas grandes paixões. Desde 2000 atuo levando conteúdos de inovação, tendências e comportamento para inúmeras marcas, organizações, instituições e eventos. O objetivo é tocar, inspirar e gerar novos insights de futuro, trazendo o que há de mais relevante e atual para compreender cenários de futuro, o comportamento do consumidor, transformações significativas na sociedade e no mercado. Tudo isso estruturado através de inúmeras pesquisas realizadas constantemente e nos últimos 20 anos de atuação como caçadora de tendências e futurista.

​Minha abordagem sobre o futuro é humanista e sistêmica e minha visão é que a verdadeira inovação está definitivamente nas pessoas.

As diferenças geracionais causam conflitos e desafios de gestão, sem falar na retenção dos talentos mais novos e no choque de pensamentos e comportamentos. A palestra gerará insights e reflexões sobre como lidar com esse gap.

Será essencial desenvolver estratégias que reúnam o humano e o tecnológico a fim de criar experiências inesquecíveis para o consumidor. Se posicionar com relação a causas, aos desafios da humanidade, impactar positivamente o mundo ficará cada vez mais importante.

O trabalho do futuro cada vez mais valorizará o que chamamos de habilidades humanas como criatividade, inteligência emocional, capacidade de resolução de problemas complexos, empatia e intuição. Quer mergulhar no futuro do trabalho e no trabalho do futuro e saber como se preparar para enfrentar a mudança?

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que está transformando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos, nos relacionamos, consumimos. Em sua escala, alcance e complexidade, essa transformação é diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes.

Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem esse novo profissional. O grande desafio para o futuro é formar líderes com um mindset transformador.

Nas últimas décadas os comportamentos principalmente das gerações Y e Z, a velocidade do mundo digital, as mudanças exponenciais, estão impactando os diferentes setores. Novos valores se manifestam impulsionados pelos comportamentos dos mais jovens tais como a hiperconcetividade, adaptabilidade, flexibilidade, colaboração, o compartilhamento, o acesso, a orientação por propósitos grandiosos, a visão de todo e a diversidade.

Olhar para o futuro já não é mais coisa só de futurólogo. O mundo veloz, líquido, em constante transformação e tantos desafios, exige adaptabilidade, flexibilidade e rapidez de resposta ao novo. Uma das chaves de leitura para que as organizações e marcas compreendam para onde o mundo está caminhando e como aplicar em seu negócio essas transformações são os chamados paradigmas do futuro.

Há muito anos a humanidade está vivendo uma era de valores masculinos. Em todas as esferas de nossa vida aprendemos a competitividade, o individualismo, a ação, o foco em resultados, os resultados a qualquer custo, a racionalidade. Esta forma de viver e enxergar o mundo e as coisas está dando espaço dentro e forma das organizações para a emoção, a colaboração, a intuição, ao cuidado, a empatia – valores esses ligados ao feminino. E aqui não entra em questão o gênero masculino ou feminino, mas de uma forma de ser, viver, trabalhar e perceber o nosso entorno de maneira distinta

Com tantas mudanças surgindo a todo momento por players inovadores, temos novos desafios ligados a tecnologia, às novas economias, o futuro da educação e do trabalho, os últimos avanços da saúde, novos formatos de varejo, novas formas de comunicação e produtos, além de mudanças comportamentais dos consumidores. Mapear essas evoluções e prever o impacto que seu negócio sofrerá com essa transformação é possível com um conjunto de ferramentas de leitura de cenários e tendências

A descompressão e a busca por bem estar e natureza também estão cada vez mais presentes. A casa é mais que um refúgio. A personalização também tem a ver com o consumidor estar mais atento a escolhas que reflitam sua maneira de pensar e agir. A diversidade não é mais ponto facultativo. Estamos em uma era de transição e assim como o mundo a casa está em mutação. Venha conhecer essas profundas transformações do morar e do viver!

Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que está transformando fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes. Para não ficar de fora, inovação é condição fundamental. Inovação não é mais questão de escolha. É questão de sobrevivência!

As mudanças e comportamentos do século XXI estão impactando fortemente as empresas, em especial a área de gestão e de liderança de pessoas. Estamos vivenciando uma era de transição, na qual os paradigmas de um mundo linear, competitivo, com foco apenas em resultados começa a dar sinais de exaustão. Emerge então novos valores e modelos: a economia compartilhada e colaborativa, a digitalização, a desmaterialização, novas gerações hiper conectadas buscando trabalhar com o propósito de vida.

Com a disseminação do coronavírus, alguns comportamentos se aceleraram, outros emergiram, configurando um novo “modos operandi” mundial. Mudanças em curso, que o mundo levaria décadas para passar, agora estão sendo implementadas por necessidade e urgência. A natureza emergencial faz com que processos históricos avancem rapidamente. Pensar em como trabalhar, viver, consumir, se relacionar nos novos tempos é essencial.

Solicite um Orçamento

VIP Consultoria em Palestras

A VIP Consultoria em Palestras é uma consultoria especializada em oferecer o melhor serviço de contratação de palestrantes para seu evento. Nos envolvemos em todo o processo, para que a contratação de palestrantes seja a parte mais fácil do seu evento!

Fique por dentro de nossas novidades

    Nome

    Email