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Palestra Dado Schneider

Dado Schneider

Professor, Pesquisador, Palestrante, Escritor, Doutor em Comunicação pela PUC/RS

Dado Schneider é Graduado em Comunicação e Pós-Graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além de Mestre e Doutor em Comunicação pela PUC/RS. Nos primeiros vinte anos de sua experiente carreira, trabalhou em grandes agências de publicidade nacionais, como MPM, Ogilvy e DM9.

Depois disso, tornou-se executivo de marketing da Claro (e é o próprio criador da marca), além de Consultor de grandes empresas.

Nos últimos 10 anos, vem se consagrando como um dos mais requisitados palestrantes do Brasil, graças ao seu temperamento inovador. Foi considerado pelo site BuzzFeed como “um dos palestrantes imperdíveis da Campus Party” – de onde passou a ser Embaixador.

Também escreveu “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, um livro com linguagem inovadora e atual, todo formado por posts e tweets.

Alguns formatos de palestras de Dado Schneider

A Palestra Muda é uma ideia que tive na virada do século. Como professor e palestrante àquela época, eu sentia cada vez mais dificuldade em atrair a atenção da plateia, pois o nível de dispersão aumentava. Apesar de ser dinâmico e criativo ao expor minhas ideias, eu também notava que agradava na hora, mas, como quase ninguém mais anotava o que eu falava, pouco ficava nas mentes no dia seguinte. E essa inquietação me fez desenvolver novas técnicas e novas plataformas. Minha Palestra Muda, que faz tanto sucesso hoje, é fruto de muitas tentativas que vim fazendo nesta última década no sentido de reduzir a dispersão para obter o máximo de atenção.

E, como já mesmo pude comprovar, o que fica nas mentes no dia seguinte é muito mais do que uma simples exposição tradicional, seja aula ou palestra. Como a música é tocada num volume alto e as frases se sucedem como que se fosse uma pessoa falando em linguagem coloquial, a mistura de som e texto inteligente (e divertido) faz com que todos prestem muito mais atenção. E a seleção musical, além de privilegiar o que está bombando no momento, faz associações com o tema. É o caso de “Poker Face”, de Lady Gaga, que é utilizada quando falo de dissimulação e falsidade, tão em voga hoje… Essa técnica permite que qualquer assunto seja incluído, o que me dá bastante flexibilidade para mudar o tema, mantendo o impacto. Já fiz “O Mundo Muda. A Palestra Muda.” para falar de comportamento de forma mais ampla, abordando as mudanças de nossa era; também já fiz “O Consumidor Muda. A Palestra Muda.” para centralizar o foco em marketing; como também já fiz, em maior número, “A Venda Muda. A Palestra Muda.” para encontros com equipes de vendas. Mas a Palestra Muda já está sendo sofisticada: estou desenvolvendo recursos de coreografia e cenografia para as próximas edições em público e espero poder ser bastante procurado para as apresentações “in company”, pois posso customizar a trilha sonora de acordo com o briefing específico de cada cliente.

Não estamos numa Era de Mudança, somente: a MUDANÇA É A NOSSA ERA. Hoje, MUDAR não significa, necessariamente, gostar do está acontecendo.

MUDAR, no século XXI, é entender o que está acontecendo para ACEITAR o que há; Antes, as diferenças eram em termos de IDADE; hoje, são de MENTALIDADE.

Mais do que nunca, o mundo pertence aos realizadores – os que fazem acontecer;
Numa época de muito papo (e lindas apresentações), FAZER é o mais importante;
É preciso ter iniciativa, mas o mais importante é ter “acabativa”, também: ENTREGAR;
O que mais precisa ser ensinado às novas gerações é perseverar para concluir.

Exercer autoridade, hoje, é muito mais difícil do que em um passado recente;
Antes, a autoridade estava constituída, exercida por temor – hoje, é preciso conquistá-la;
O líder moderno não manda: ele COMANDA, manda junto, compondo, agregando;
Não vivemos mais uma era de liderança por coação – mas de liderança por ADESÃO.

Hoje, VENDER É SATISFAZER, porque os clientes andam cada vez mais insatisfeitos;
Os clientes sabem mais sobre o que querem comprar do que muito vendedor por aí;
Os clientes querem ser ORIENTADOS: logo, o vendedor deve ser orientador de compra;
O segredo de uma boa venda, hoje, é o vendedor ser a FONTE DA INFORMAÇÃO.

Nível médio do atendente brasileiro é baixo – por muitas razões: escolaridade, salário etc;
Trabalhar, hoje, é sentir gosto pelo que faz: quem gosta de servir, atende bem e se destaca;
O grande DIFERENCIAL de um bom profissional, hoje, é atender bem e satisfazer a todos;
Não importa se é da porta-pra-dentro ou da porta-pra-fora: atender bem é OBRIGAÇÃO.

No século XXI, não há mais espaço para feudos departamentais ou egocentrismos;
As organizações mais sólidas, hoje, são as que têm suas diversas áreas bem integradas;
Trabalhar de forma cooperativa é a ESSÊNCIA do trabalho moderno, mais produtivo;
O profissional proativo coopera (maturidade não é questão de idade: é de mentalidade).

A essência do século XXI é o TRABALHO EM EQUIPE: o individualismo está em baixa;
O compartilhamento de informações e de experiências enriquece o dia-a-dia no trabalho;
Quanto mais colegas se tornam “a fonte da informação”, mais o grupo cresce – e junto;
Os novos líderes (de qualquer idade) compartilham seu conhecimento com seus liderados.

Inovação não é a grande ideia guardada na gaveta: é uma boa ideia colocada em prática;
Inovar não é somente pensar de uma forma diferente – é também deixar que ajam assim;
O pensamento crítico é o grande vilão da inovação: devemos evitar “frases assassinas”;
A chave da inovação é DESCONDICIONAMENTO: ninguém condicionado consegue criar.

VONTADE DE APRENDER
Nunca houve tanta necessidade de se aprender e de se reciclar – em todas as gerações;
Nunca houve uma geração mais nova com tanto conteúdo a ensinar para os mais velhos;
Nunca houve tantas fontes de informação, formação e conhecimento – E DE GRAÇA;
Hoje, só não aprende quem não quiser: não há mais desculpas para desconhecimento.

Motivação não é algo que vem “de fora”, como gritar ou cantar: isso é diversão coletiva;
Motivação é algo que vem de dentro: motivação é algo que “mexe” com as entranhas;
Num período complexo como o que vivemos, somente os automotivados se superam;
Não é qualquer líder que consegue motivar uma equipe: é gente que entende de GENTE.

As empresas mudaram demais: 1) profissionais experientes estão sendo aposentados precocemente, dando lugar há outros muito mais jovens (alguns, inclusive, com pós-graduação, mas com pouca vivência); 2) o fascínio exercido pelas novas tecnologias está colocando o e-mail como pilar das relações entre colegas de trabalho, decretando o fim do “conversando (ao vivo) é que se entende” – resultando em falta de comunicação e em muito re-trabalho; 3) o frenesi por downsizing e reengenharia derrubaram as paredes físicas entre os departamentos da empresa, mas não os muros remanescentes nas cabeças dos funcionários… E soma-se a tudo isso uma brutal crise de liderança! O que fazer, então?

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