Project Description

Dra Ana Escobar

Médica formada pela FMUSP, membro do Conselho Diretor do Centro de Desenvolvimento da Infância de Medicina da USP. Para o Grupo Globo, atua como membro do Conselho Editorial e colunista da Revista Crescer.

Comunicadora nata, a Dra Ana Escobar iniciou sua missão de democratizar o acesso às informações em saúde em 2011.  Desde então, sua missão cresceu cada vez mais: hoje a Dra Ana conta com 2,6 milhões de seguidores em suas redes sociais. Dra Ana Escobar também participa de diversos programas na televisão: Bem Estar, Encontro com a Fátima Bernardes, jornais na GloboNews e CNN, UOL News, além de um espaço semanal na rádio CBN.

Todos os conteúdos são desenvolvidos com sua marca registrada: didática e simpatia. Assuntos complexos são explicados em uma linguagem acessível e envolvente, pois a Dra Ana une o mais profundo conhecimento de uma Professora Livre-Docente de Medicina da USP com a mais habilidosa forma de se comunicar.

Em suas palestras a Dra Ana Escobar fala sobre assuntos relacionados à saúde, bem-estar e qualidade de vida para todas as idades. Explica a importância da tríade alimentação, exercício físico e sono na vida cotidiana; doenças infecciosas e as formas de prevenção, com enfoque especial na Covid 19 e também aborda uma questão central nos dias de hoje, especialmente em crianças, adolescentes e adultos jovens: a ansiedade.

Dra Ana Escobar também ministra palestras com conteúdo mais técnico específico, sob demanda, para públicos especializados como médicos, estudantes de medicina e/ou profissionais de saúde.

CURRICULUM RESUMIDO

  • Médica e Comunicadora de Saúde
  • Graduação, Doutorado e Livre Docência pela FMUSP
  • Membro do Conselho Diretor do Centro de Desenvolvimento da Infância da FMUSP
  • Coordena cursos de graduação e pós-graduação na FMUSP
  • Editora da Revista Clinics
  • Participa do programa Viva Bem na Rádio CBN Campinas
  • Editora e colunista da Revista Crescer
  • Autora de 4 livros na área da Pediatria e dos Livros Boas-vindas Bebê 1 e 2
  • Autora do Guia Prático Boas-vindas Bebê
  • Embaixadora oficial do Instituto Jô Clemente (ex-APAE de São Paulo)
  • Mais de 40 anos de experiência como pediatra

PRINCIPAIS TEMAS DE PALESTRAS:

1. Seja protagonista de sua vida
O mundo contemporâneo, pautado pela comunicação online instantânea promove, sem dúvida, interação entre diversos grupos de pessoas. Por outro lado, as redes sociais impõem às pessoas um estado de conexão constante onde comportamentos, postagens e personagens construídos devem ser constantemente retroalimentados. Isso pode, além de gerar desconforto e ansiedade, fazer com que muitas pessoas percam o protagonismo da sua própria vida e passem a viver e se comportar em função do que os outros esperam. A palestra induz à reflexão sobre este tema.

2. Uso da tecnologia na infância: desafios e possibilidades
O mundo contemporâneo, pautado pela comunicação online instantânea promove, sem dúvida, interação entre diversos grupos de pessoas. Crianças e adolescentes são precocemente expostos às telas. Crianças de 10 anos já têm celulares próprios. Muitos inclusive, utilizam telas mais de 5 horas por dia. O ensino online, deflagrado pela pandemia de Covid 19, acentuou mais ainda o isolamento das crianças e adolescentes no mundo virtual. As redes sociais impõem às pessoas um estado de conexão constante onde comportamentos, postagens e personagens construídos devem ser constantemente retroalimentados. Isso pode gerar desconforto e ansiedade e fazer com que muitas pessoas percam o protagonismo da sua própria vida e passem a viver e se comportar em função do que os outros esperam. Além disso, o uso frequente de telas aumenta as chances de sedentarismo, obesidade e miopia, por exemplo, prejudicando a saúde das crianças e adolescentes. Por outro lado, o uso de telas é inexorável e não podemos fugir desta realidade. Onde está o ponto de equilíbrio? A palestra induz à reflexão sobre este tema.

3. Saúde e Qualidade de Vida nos Dias Atuais
Em 1945 a Organização Mundial de Saúde define saúde como “bem-estar biológico, psicológico e social com qualidade de vida”. Saúde deixa de ter o conceito simplista de ausência de doença física ou mental. Nos dias corridos e cheios de compromisso de hoje, em todas as idades – crianças inclusive- como fazer para conseguir ser efetivamente “saudável” de acordo com este conceito mais amplo?
Na palestra sobre Qualidade de Vida nos Dias Atuais, a Dra. Ana Escobar aborda esta questão respondendo os tópicos abaixo listados:
· O que é ter “saúde” nos dias atuais?
· É possível ser saudável?
· Saúde, em seu conceito mais amplo, é sinônimo de felicidade?
· Há alguma coisa de “errada” com a felicidade nos dias atuais? As pessoas estão mais ou menos felizes?
· Existe uma correlação entre maior riqueza de uma nação – e maior qualidade de vida, portanto- e maior sensação de felicidade de sua população?
· Qualidade de vida nos torna mais felizes?
· Há dicas para se sentir mais “feliz”?
A palestra Saúde e Qualidade de Vida nos Dias Atuais aborda e discute esclarece estas e outras questões importantes sobre este tema e suscita reflexões para que todos os interessados procurem seus próprios caminhos para a busca da própria felicidade que, afinal, é o desejo de cada um.

4. O aumento da ansiedade no mundo contemporâneo
O mundo hoje registra 300 milhões de pessoas ansiosas. No Brasil, há 19 milhões de pessoas com distúrbio de ansiedade. Por que o mundo está mais ansioso?
Será que o excesso de comunicação nos dias atuais, fazendo com que a maioria das pessoas esteja sempre em estado de conexão, alimentando redes sociais e criando personagens nem sempre condizentes com a pessoa real nos deixa ais ansiosos? Será que o excesso de exigências em um mundo competitivo que obriga pessoas a serem “super” em todo em tudo – pais, mães, lindos, atletas, com o corpo perfeito, todos bem sucedidos economicamente – nos deixa mais ansiosos?
Uma reflexão sobre este assunto pode nos tornar mais tranquilos e, principalmente, menos ansiosos.

Esse assunto é tratado na Palestra sobre Ansiedade e sobre o Aumento de Casos no Mundo Atual da Dra. Ana Escobar. Nela, é realizada uma reflexão sobre os motivadores da ansiedade e como podemos tornar as pessoas menos ansiosas.

5. COVID-19 em crianças
O Coronavírus mudou o cenário mundial em 2020. O ano começou e em apenas algumas semanas a maioria das crianças, em todos os continentes do mundo, foi orientada a permanecer junto com seus pais ou responsáveis em casa, sem poder frequentar escolas, espaços públicos ou visitar os avós. A Covid 19 acomete as crianças de forma mais branda mas, não obstante, algumas podem evoluis para um quadro mais grave, com acometimento de múltiplos órgãos.

Na palestra, a Dra Ana aborda os seguintes tópicos:
1. Por quais razões as crianças parecem ser mais “poupadas” de quadros graves na Covid-19?
2. As crianças assintomáticas podem transmitir o vírus? Como identificar estas crianças?
3. Quais os sinais de alerta da evolução para quadros mais graves em crianças?
4. O que é a Síndrome Inflamatória Multissistêmica em crianças e adolescentes?
5. Porque é tão importante vacinar as crianças também?
6. Como diagnosticar Covid 19 em crianças?
7. O uso do Ibuprofeno em crianças está liberado?
8. Crianças podem usar corticoides para tratar a Covid- 19?

Solicite um Orçamento

VIP Consultoria em Palestras

A VIP Consultoria em Palestras é uma consultoria especializada em oferecer o melhor serviço de contratação de palestrantes para seu evento. Nos envolvemos em todo o processo, para que a contratação de palestrantes seja a parte mais fácil do seu evento!

Fique por dentro de nossas novidades

    Nome

    Email