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Marcelo Ortega

Treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins

Marcelo Ortega é treinador especialista no desenvolvimento de técnicas e atitudes que determinam crescimento, lucratividade e aumento de produtividade dos vendedores e áreas afins como marketing, atendimento, suporte ao cliente, contact center, pós-venda e relacionamento com clientes internos e externos.

Palestrante internacional, com mais de 22 anos de atuação em todo o Brasil, atingiu também reconhecimento em outros países, como Paraguai, Argentina, México, Uruguai, Chile e em especial, destacou-se por três anos seguidos (2008/2009/2010) na Europa, na Espanha e em Portugal, tendo uma presença marcante nos congressos empresariais da EGP – Escola de Gestão do Porto e Congresso Internacional de Vendas promovido pela KLA. No Brasil, está presente nos mais importantes eventos e congressos, como Congresso Nacional de Vendas pela KLA (2007, 2009, 2011 e 2012) e ExpoVendaMais, onde fez palestras em 2006, 2007 e 2008, tendo mais de 98% de aprovação.

Palestrante de Vendas – Palestras de Vendas – Marcelo Ortega Assistido por mais de 600.000 pessoas ao longo de todos estes anos de carreira como palestrante, treinador, consultor, sem contar o seu tempo de experiência na área de vendas, que com orgulho totaliza 28 anos de atuação e estudo de técnicas e ferramentas. Treinou milhares de pessoas em empresas como Petrobrás, Citroen, Vivo, Pfizer, Amil, Porto Seguro, Itaú, Volkswagen, Drogasil, Daimler Chrysler, Porto Seguro, Atento, Venbrás, Honda, Nossa Caixa, Unidas, Wyeth Brookfield, VodaFone , Grupo Sonae, muito mais.

Com palestras de altíssimo impacto, que mesclam linguagem prática, agradável e compreensível, apresenta em constante clima de provocação ao público, idéias super relevantes a reciclagem e preparo, adicionando uma boa dose de bom humor com interatividade com a plateia.

Geralmente se destaca por não ficar na teoria, e faz as pessoas aplicarem ferramentas vendedoras, e ligadas a auto-motivação, ao engajamento com metas, para a melhoria da comunicação interpessoal e comercial. É ainda muito solicitado para o aperfeiçoamento de gerentes de vendas, por sua inteligente e descomplicada forma de descrever e direcionar o que determina o sucesso de uma Liderança Gerencial e suas competências no gerenciamento comercial.

Autor dos best-sellers “Sucesso em Vendas” e “Inteligência em Vendas” – ambos publicados pela editora Saraiva – é ainda co-autor de livros como “Gigantes da Liderança” e “Gigantes das Vendas” – Editora Resultado, “Os 30 + em Vendas e Atendimento” – Editora ThreeC, “Ser mais Vendas” e “Ser mais Líder” –Editora Ser Mais e por fim, criador de metodologias de desenvolvimento em vendas altamente eficazes, aplicadas nas empresas por onde passou, e em alguns casos também apresentadas em forma de DVDs, Kits em video e em áudio. Além de oferecer neste site um universo sensacional com muitas ferramentas gratuitas.

Alguns formatos de palestras de Marcelo Ortega

As vendas precisam continuar pela sobrevivência do mundo. Sem vender, não distribuímos riquezas, freamos a economia, desabastecemos os clientes e consumidores, viramos vetores da austeridade. Mesmo respeitando à vida, precisamos nos reinventar e modelar nossos caminhos.

Pensando nestes tempos difíceis, elaboramos um plano de novos produtos para continuar treinando equipes de vendas.

Acreditamos com veemência que, aqueles que criarem e apostarem em alternativas eficazes e criativas para manter seu time conectado e engajado, superarão mais rapidamente a queda de faturamento e lucratividade.

Também construirão novos caminhos para se relacionar com seus clientes, mesmo que à distância, em outros formatos antes não praticados.

Palestra motivacional e provocativa para gerar mudanças comportamentais nas equipes de vendas, atendimento e todos que participam da cadeia comercial da sua empresa ou negócio.

Aderente a eventos de lançamentos de campanhas de inicio de ano, ofensivas motivacionais, convenções comerciais e de liderança.

Parte 1
– Uma grande verdade: Ninguém motiva ninguém! Mas podemos criar um clima motivacional
– Como criar um clima de motivação para si ou para sua equipe
– A importância de se ter causas, e não tarefas.
– Fatores decisivos para o sucesso em vendas – Conhecimentos, Habilidades e especialmente Atitudes
– Os segredos de vendedores auto-motivados: o que eles fazem para serem bem-sucedidos?
– Elementos que definem auto-motivação em vendas: Regras, Reconhecimento e Resultado

Parte 2
– A preparação leva a motivação: treinamento é um dos pontos mais importantes na busca de motivação de equipes
– Como melhorar a cada dia, aperfeiçoando seu modo de vender, de falar, de entender antes de atender
– Metas e objetivos: como definir ações, prioridades e tempo para conquistá-las
– Vendedor motivado tem objetivo alcançado! Por que metas foram feitas para serem cumpridas: veja como!
– O poder do entusiasmo: “aja com entusiasmo e será um entusiasta” (Dale Carnegie)
– Exemplo de vida e superação: os melhores vendedores do mundo conseguiram fazer mais com menos!

Palestra: até 2 horas
Workshop: de 4 a 6 horas

Esta é a principal palestra ou workshop de Marcelo Ortega. Tema de seu principal livro, Sucesso em Vendas pela editora Saraiva, tem a leveza necessária para cativar o público, mas altamente provocativa e sensibilizadora. Trata de forma clara os fundamentos do profissional de vendas de sucesso, do aquecimento ao fechamento da venda, sobretudo, com humor, interação e motivação em alta. Extremamente adequada para eventos empresariais, ofensivas de treinamento, reciclagem e motivação de equipes, eventos de lançamentos de produtos e convenções para premiação dos campeões de vendas.

Parte 1
– O que mudou de 10 anos para cá? Não vendemos como antes, nem como há 10, nem 5, nem 2 anos atrás.
– O profissional do século XXI: tendências na era das vendas consultivas e empreendedoras
– Atitude e comportamento dos campeões de vendas: como atingir o pódio e permanecer lá.
– Preparação, Planejamento e Estratégia: como mapear clientes, oportunidades e fazer vendas cruzadas e ampliadas (cross & up selling com mapa de oportunidades – ferramenta)
– Afinidade: como construir relacionamentos favoráveis à venda desde os primeiros minutos de conversa
– MBA: técnica do livro – M.omento do B.enefício A.plicado – para falar aquilo que desperta atenção do cliente

Parte 2
– Apresentando soluções certas e com credibilidade – uso de fatos e não de afirmações na hora de convencer
– Como lidar com objeções e negociar eficazmente através de técnicas e diretrizes dos grandes negociadores
– Fechamento da venda – métodos para obter comprometimento e ainda pedir indicações
– Pós-venda – importância de tornar o cliente seu fã mesmo quando ele tem problemas
– Atingir metas e objetivos – como aprender a recomeçar diariamente e não perder o ritmo na conquista de seus resultados
– Entusiasmo o tempo todo – exemplos de superação para a reflexão do time de vendas – encerramento especial com inspirativa do palestrante
– DNA da Venda: aprenda a fazer perguntas certas e revelar o lado intangível da compra – lado emocional que influencia muito mais a decisão do cliente (no varejo e também no corporativo)

Conteúdo de uma nova palestra especial com enfoque na potencialização dos argumentos e no poder de persuasão de profissionais de vendas, na busca de obter a máximo de lucratividade ao fazer uma venda pelo valor de sua proposta e não aplicar descontos predatórios e desnecessários. Trata-se de uma provocação e reflexão sobre o posicionamento de cada vendedor(a), para que utilizem técnicas poderosas de negociação, vendam pela lado emocional ou intangível, retirando a pressão sobre o lado material da venda, de um produto ou serviço. Qualidade, tradição, benefícios e retorno ao cliente determinam lucratividade e relações de confiança entre sua empresa e seus clientes mais estratégicos.

Parte I
• Vendendo valor num modo onde tudo pode virar commodity.
• Aprenda a formular argumentos que atinjam diretamente o emocional de seu cliente, incluindo venda B2B.
• O consultor de clientes vende pelo valor, não pelo “precinho” ou pelo “prazão”.
• Praticando processo de vendas consultivas e empreendedoras.
• Como se posicionar e se diferenciar antes da negociação. A comunicação altamente eficaz, com empatia.
• Entendendo necessidades, objeções diretas e ocultas para mapear oportunidades onde os concorrentes não enxergam.

Parte II
• Estrutura de uma proposta de valor – Fatos + Benefícios + Evidências + Retorno para o cliente.
• Como dar credibilidade superior as suas propostas, ofertas, oportunidades.
• Não dê, troque. O grande negociador, visa o consenso, não a concessão.
• Lidando com as mais difíceis objeções usando o DNA do cliente.
• Métodos altamente eficazes de fechamento, incluindo acordo condicional, quadro verbal e método da balança.
• Entusiasmo e poder pessoal. Você não vai acender ninguém se não estiver aceso.

Formatos possíveis:
Palestra de até 2 horas ou workshop de 4 horas com maior interação e com momentos práticos, dinâmicos e de troca de experiências
Em workshop – o limite é 150 pessoas.

Bem-vindos à Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0. São tantas mudanças, em velocidades tão absurdas e com grandes impactos para a população / economia que não há como não classificar como uma nova revolução industrial. Conheça os pontos positivos e negativos e seu impacto no mundo das vendas. Esta palestra serve para transformar o pensamento estratégico de lideres e vendedores para o presente e futuro que se aproxima, com mudanças drásticas nos hábitos e processo de compra e venda, em tudo que conhecemos.

Parte I
– Aumento do desemprego de um modo geral
– Vendedor vai virar UBER ? loja física vai acabar? Quem irá quebrar?
– Tecnologia destrutiva mais letal que a existente atualmente
– Onde chegamos? Por que deixamos o tempo escapar pelos dedos e existem tantos vendedores desatualizados
– Somos (pessoas e empresas) obrigados a estar em melhoria contínua e atingir novos patamares, do contrário, “morreremos” / seremos substituídos por outros “players” ou máquinas / robôs.
– Maior poder de testes e evolução de modo geral (tanto para clientes quanto para empresas)

Parte II
– Não resista a mudança. Atreva-se a usar a tecnologia para melhor seu dia-a-dia
– Tudo que for parametrizável será algoritmo e portanto: só sobrevivem os negócios com vendas inteligentes
– Inteligência em vendas – métodos de vendas digitais, inbound marketing, copywrite, novos mercados: fintechs, ensuretechs, o mundo disruptivo – Mercado de serviços x novo varejo x indústria 4.0: exemplos de inovação e transformação do modelo comercial
– Inteligência artificial, realidade virtual aumentada, block-chain, one-channel, big data e tudo que você ainda não entende e precisa entender – Customer experience – design thinking a serviço da melhor experiencia do cliente e da entrega de produtos e serviços com menor custo e tempo – Maximização do lucro centrada na automação • Pensamento estratégico numa visão 2030 – o presente é o resultado do futuro Formatos possíveis

Palestra de até 2 horas ou workshop de 4 horas com maior interação e com momentos práticos, dinâmicos e de troca de experiências
Em workshop – o limite é 150 pessoas.

Esta palestra foi desenhada com armas poderosas para munir uma equipe de vendas contra a crise financeira pela qual o Brasil passa em 2015. O segredo dos melhores vendedores é saber vender em tempos difíceis e se blindarem destas más notícias e previsões. Times campeões de vendas se preparam mais quando o cliente não está comprador. É preciso despertar atenção do mercado para ganhos que sua empresa proporcionará. Tem muitos clientes que ainda não conhecem sua marca ou a amplitude de produtos e serviços que tem. Esta palestra irá promover uma provocação positiva e criativa em sua empresa e entre deus vendedores e líderes, para que busquem alternativas praticas, possíveis e extremamente fáceis de se pôr em pratica. Quando o rio está com menos peixe, temos que aprender a pescar melhor…

Parte I
– Reconheça o momento do Brasil e assuma o controle de seus resultados e de suas vendas
– Pro-atividade é base para a produtividade: é preciso saber vender, não tirar pedidos!
– Remodelando suas vendas – processos, recursos, marketing e mercado alvo impactado
– Em tempos difíceis é preciso mudar! Aprenda a prospectar, a ser produtivo proativo!
– Produtividade em alta: mais vendas com melhor gestão do tempo e do relacionamento
– Crie planos de ação com métricas simples: funil de vendas x agenda x mapa de oportunidades
– Dobre suas vendas nos clientes mais estratégicos – como vender mais produtos para os clientes existentes

Parte II
– Construa relacionamentos perenes com seus clientes: níveis estratégicos de Relationship Marketing
– Aprenda a criar senso de urgência e tornar seu mercado comprador. Lide com objeções, negocie para ganhar!
– Matriz de decisão de acordo com perfil de seu cliente: cliente parceiro x cliente baganhador e que não percebe valor
– Aumente sua lucratividade com melhores técnicas de negociação. Evite concessões que deterioram seu crescimento.
– Utilize a fórmula V.E.N.D.A. – Visão Entendimento Necessidade Atendimento Satisfação
– Motive-se: automotivação é o segredo essencial do vendedor e do líder de sucesso
– É na crise que os melhores vendedores aparecem e as melhores empresas crescem
– Conheça exemplos de superação e de empresas que fizeram diferente no Brasil e no mundo Formatos possíveis Palestra de até 2 horas ou workshop de 4 horas com maior interação e com momentos práticos, dinâmicos e de troca de experiências Em workshop – o limite é 150 pessoas.

Baseada nos principais conteúdos de vendas e negociação tais como SUCESSO EM VENDAS e COMUNICAÇÃO NA NEGOCIAÇÃO, trata-se de um programa adaptado ao VAREJO, respeitando as diferenças do processo de vendas e atendimento a clientes. Conteúdo focado em venda transacional e consultiva ao mesmo tempo, onde a objetividade e a rapidez predominam e, portanto é preciso ter conhecimentos e técnicas altamente eficazes:
Parte 1
– O mercado de vendas varejo do século XXI
– Como criar empatia e despertar interesse no consumidor
– Mapear e identificar oportunidades com eficácia – Quebrar resistências
– Como lidar com clientes difíceis – Venda beneficio, com bases nas vantagens e características dos produtos

Parte 2
– Influenciar pessoas de maneira ética
– Lidar com rejeições e objeções
– Aumentar o poder pessoal em situação de negociação
– Motive a compra através de perguntas, descubra o DNA do cliente
– Como utilizar as respostas do cliente para melhorar a comunicação
– Descobrir o que não deu certo antes

Criatividade em vendas para fortalecer seu marketing pessoal

O vendedor precisa ser percebido, considerado como opção de compra, comprado, recomprado e indicado. Sua empresa depende disso. Palestra que traz conceitos modernos de marketing e vendas, uma relação tênue entre estes dois mundos. Dirigida a vendedores e áreas afins, que lidam com clientes. Será tratado o conceito neologista intitulado como “Clientividade”, onde o eixo do sucesso está na valorização do relacionamento com o cliente na era da sensibilidade, como Marcelo Ortega costuma tratar o momento atual. Praticando a habilidade da criatividade e da inovação constante, o vendedor se torna muito mais marcante, de bom gosto e relevante para o processo de vendas.

VIP Consultoria em Palestras

A VIP Consultoria em Palestras é uma consultoria especializada em oferecer o melhor serviço de contratação de palestrantes para seu evento. Nos envolvemos em todo o processo, para que a contratação de palestrantes seja a parte mais fácil do seu evento!

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